31 de outubro de 2013

DOCE ou TRAVESSURA


Assim como eu, acredito que muitas pessoas ficam se perguntando de onde veio o Halloween, Abóbora? Fantasias? De onde veio tudo isso? 


A palavra halloween é originária do inglês, onde é a contração de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos. É comemorada no dia 31 de Outubro.Tem origem há centenas de anos atrás.


dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas. Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano.

Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes. Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa. 


Porque a abóbora é o símbolo do Halloween? Como toda lenda, tem mais de uma versão, mas pode ser em razão da adaptação da lenda de Jack O’Lantern para o folclore Norte-Americano.
Na Irlanda, era costume acender velas dentro de nabos para afastar maus espíritos na festa celta de Samhain, que celebrava o fim do verão. O costume teria sido levado pelos imigrantes Irlandeses para os Estados Unidos e incorporado ao All Hallows Even (véspera do Dia de Todos os Santos), dando origem ao Halloween.
Diz a lenda que Jack, homem que gostava de beber, cruzava com o diabo em seus porres e enganou o coisa-ruim várias vezes para não ser levado para o inferno. Até o dia em que, de tanto beber, morreu.
Sua entrada foi negada no céu e também no inferno, já que humilhara o demônio em vida. Desde então, Jack passou a vagar com velas dentro de nabos para iluminar sua alma penada. Quando os Irlandeses chegaram à América do Norte, teriam percebido que as abóboras eram mais abundantes por lá e passaram a usá-las no lugar dos nabos.  E você, já comprou sua fantasia?

Beijos de Halloween pra vocês!
Ana Lia.

6 comentários:

  1. Hooooy, heeyyy! Adoro Halloween! Sempre peço doces.
    É muito legal! Bjssssss :)

    ResponderExcluir
  2. Doces ou Travessuras?
    ausuahsaushaushaushauhs
    Adorei o post.

    Bj, bj *__*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doces! HAHAHAHAHA ;o)
      Que bom que você gostou Tá.

      Beijocas,
      Ana Lia.

      Excluir
  3. Muito legal a fantasia do Edward Mãos de Tesoura.
    Tenho uma festa de Halloween hoje, ás 19:00.
    A minha fantasia vai ser de Vampira!
    Beijos minha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal né? Achei bem diferente!
      Tenho certeza que você vai arrasar de Vampira.
      Hahahahaha ♥

      Beijos,
      Ana Lia.

      Excluir

Copyright © 2014 | Blog Poderosa de Rosa • ANA LIA CARNEIRO BETTIOL