11 de novembro de 2013

RAINBOW CAKE

Oiiiiiii, tava com saudade! Fiquei alguns dias sem postar porque minha avó veio nos visitar e teve festa de aniversário da minha irmã Laura, então passei o final de semana inteiro curtindo a família e comendo GORDICE! Falando em gordice hoje no Blog tem receitinha! Sou apaixonada por comidinha bonita e colorida! E a tendência não rola só nas passarelas não, rola até na cozinha, rs. O rainbow cake – ou bolo arco-íris – virou febre na internet. Quem nunca viu?! Além de delicioso, o bolo é liindooo de se ver! É trabalhoso pra fazer, mas o resultado compensa muito! Achei um tutorial do passo a passo na internet e vim aqui compartilhar com vocês. Olha aí:


Para fazer o Rainbow Cake, você vai precisar de:
  • 1 mistura pronta para bolo de caixinha/pacotinho, num sabor de cor clara, como baunilha (450g)
  • Ingredientes complementares da mistura para bolo (ovos, leite, margarina/manteiga), na quantidade solicitada pelo fabricante.
  • Corantes alimentícios nas cores do arco íris
  • Manteiga, açúcar de confeiteiro e essência de baunilha, para confeccionar o recheio e a cobertura buttercream(darei mais detalhes a seguir).
  • Confeitos multicoloridos para decoração
Usei a mistura para bolo Dona Benta de baunilha, que acho uma delícia! Porém, nada te impede de usar sua receita caseira de preferência, contanto que fique bem clarinha. Quanto aos corantes, é preferível usar os em gel, pois tingem com mais facilidade a massa. Utilizei as cores violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. O uso de corantes não altera o sabor da massa.
Esta receita foi feita com 1 mistura para bolo, 6 tonalidades de corantes diferentes e formas com 17 cm de diâmetro (com 15cm também daria certo, mas as massas ficariam um pouco mais grossas). É possível alterar essas medidas, mas deve-se ficar atenta à manutenção da proporção dos ingredientes. Numa forma maior que 17 cm, por exemplo, 1 só pacote de mistura para bolo não é o suficiente.

Antes de começar, ligue o forno e o deixe pré aquecendo, a 180 °C.

1- Bata na batedeira a massa para bolo, seguindo as instruções do fabricante (ou de sua receita caseira).
2- Separe a massa em vasilhinhas ou potinhos, de modo que todos fiquem preenchidos com o mesmo volume. A quantidade de potinhos deve ser a mesma quantidade de cores a ser utilizada no bolo.
3- Tinja a massa em cada um dos potinhos com um corante diferente, até atingir o tom desejado. Se forem em gel, poucas gotinhas bastam. E tenha em mente que, ao assar, as tonalidades escurecerão consideravelmente.
4- Distribua o conteúdo dos potinhos em formas de tamanho idênticos, previamente untadas com margarina e farinha. Leve ao forno. Como as camadas são bem finas, é necessário ficar alerta para que não queimem. No meu forno, ficaram prontas entre 15 e 20 minutos, mas este tempo pode variar de equipamento para equipamento.
É bem capaz que você não tenha 6 forminhas iguais a sua disposição. Uma saída inteligente é usar formas de alumínio descartáveis. Como eu tinha 3 formas normais do mesmo tamanho, assei em duas etapas (de 3 em 3). Lavei e reuntei as formas na reutilização. Para que o bolo não grude, outra técnica é forrar as formas com papel manteiga ao invés de untá-las.

5- Posicione a camada que ficará por baixo já na base, prato ou forma em que o bolo ficará exposto.
6- Recheie a primeira camada com o buttercream (a receita será dada no final do post) ou recheio de sua preferência.7- Alterne as camadas de massa e recheio até chegar ao topo, sempre mantendo a lógica das cores do arco-íris.




Hora da Cobertura:
8- Com o auxílio de uma espátula ou faca, preencha as laterais e o topo com o buttercream, nivelando as imperfeições.
9- Cubra o bolo todo. Você pode escolher entre deixar a cobertura mais rústica ou bem lisinha.
10- Com as mãos, salpique o confeito colorido por todo topo.
Rainbow Cake está pronto…

Beijos coloridos e deliciosos.

Que a nossa semana seja abençoada!
Ana Lia.

4 comentários:

  1. Nham, nham, nham!
    Pô, não faz isso não!
    Deu água na boca.

    Brinks! Hahahaha.
    Beijin!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHA!
      Só pra rir né Tálita?

      Beijocas,
      Ana Lia.

      Excluir
  2. Fiz um bolo desse no meu aniversário. Ficou uma delícia, muito legal o post! Beijos Gatinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Érica!
      Fico muito feliz, viu? ♥

      Beijo!

      Excluir

Copyright © 2017 | Blog Poderosa de Rosa • ANA LIA CARNEIRO BETTIOL