22 de fevereiro de 2015

ROTINA de ESTUDOS!

Oiê! Como muitos de vocês já sabem minhas aulas começam amanhã (segunda dia 22), e muitas leitoras perguntam como eu faço pra dar conta do Blog e ainda tirar BOAS notas (porque sim, eu sou boa aluna). Então resolvi compartilhar aqui com vocês a minha ROTINA de ESTUDOS. Vem ver:

A rotina de estudos pode estar presente desde criança em nossas vidas ou até mais tarde quando já somos bem grandinhos. Para fazer um concurso, prestar vestibular, tentar uma seleção de mestrado ou doutorado, em comum podemos afirmar que a preparação e dedicação, são necessárias para a conquista de uma vaga dentre as opções a cima citadas. E para conseguir a aprovação, entra em jogo algo que para muitas pessoas é chato e difícil de conseguir se adaptar: uma rotina de estudos.
Uma rotina de estudos exige da gente mais que vontade. Precisamos lidar com ela, fazer com que a rotina seja a nossa amiga, que seja um sábado maravilhoso. Eu sei, é muito difícil, mas não é impossível. Passo a seguir algumas dicas que considero bastante importantes para vocês se darem super bem na escola, ou melhor, tentar, rs!


1. Ser criativo:
Isso mesmo. Não tenha na mente que a rotina é uma passagem para o inferno, que você sofre e que não vive. Invente! Em vez de ler na poltrona do quarto, leia na rede. Invista diariamente em opções confortáveis de estudo, desde o lugar que você estude até a forma como vai escrever. Eu afirmo, isso faz a maior diferença. Algumas vezes desço para a área da piscina do meu prédio e fico lá, de pernas pro ar, pegando uma brisa e estudando. Isso já faz toda a diferença!
2. Ter Vontade:
A rotina de estudos deve ser prazerosa, assim como a tentação de pegar o celular e entrar nas redes sociais. Ela deve estar presente todos os dias. Se você gosta de chocolates, coma de em vez em quando, uma comidinha não mata ninguém e sempre cai bem. Eu sou dessas que chega do colégio e repassa a matéria sempre com um lanchinho preparado pela mamãe. Assim o que aprendi no dia tá fresco na memória e estudar fica gostoso. Depois sobra tempo pra fazer as outras coisas!
3. Estabelecer horários:
Fundamental para se criar uma rotina de estudos. Você deve delimitar os dias e em quais horários irá estudar, e muita atenção, coloque no papel, ou um cartaz na parede, no roupeiro, para que você visualize diariamente a sua rotina de estudos e não esqueça. O bom mesmo é chegar do colégio e repassar o que aprendeu. Assim não tem erro!
4. Ter muita persistência:
Sim, persistência em não desistir facilmente dessa rotina, de cair na tentação e dormir, de sair com as amigas, de dar aquela quebrada e "deixar os estudos para depois". Muito cuidado, o depois, o mais tarde, pode se tornar o nunca, ou seja, talvez aquele livro que você queria ler amanhã, ou o material que deveria revisar pode não ser lido e revisado. A tentação é aqui a nossa maior inimiga! Por favor, se contenha, pense sempre na sua aprovação. Esse ano eu nem posso pensar em ficar de recuperação! Em janeiro de 2016 é a minha viagem pra Disney e minha mãe já deixou bem claro que sem notas boas a viagem não acontece! Deus me livre! 
5. Ter pequenos prazeres:
Explicando melhor essa dica. Tenha prazer na sua rotina. Não fiquem horas direto lendo, faça uma pausa de alguns minutos, coma uma coisa, escute uma música, de uma voltinha, converse com a sua família, mexa no celular, mas não esqueça de retornar para os estudos. Imponha horário de volta para as obrigações.
As dicas parecem simples, mas são dicas que eu aprendi depois de tirar nota baixa e ficar de castigo. Claro, pode acontecer de um dia ou outro a rotina ir por água abaixo, mas se respeite e se limite. Depois de um tempo você vai ver que é quase impossível viver sem uma rotina de estudos porque ela já faz parte da sua vida, e você já começou a curti-lá, assim como o sábado! Espero ter ajudado!
Beijos de ESTUDO!

2 comentários:

  1. Adorei o post!

    Como estudo de manhã, todo dia depois do almoço já vou fazer a tarefa e revisar o conteúdo que os professores dão no dia, porque assim, a gente vê se realmente aprendeu. Esse ano quero tirar notas ótimas pra não ficar em recuperação hahaha.
    Bjks...

    www.blogmaisrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, e realmente quando a gente se organiza tudo fica mais fácil, beijos!

    http://tudotrendy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Blog Poderosa de Rosa • ANA LIA CARNEIRO BETTIOL