Nota vermelha no colégio = CASTIGO mode ON!

Por Ana Lia Carneiro Bettiol - março 21, 2014


Oi meninas. O Post de hoje é beeeeeem pessoal, mas tenho certeza que m-u-i-t-a-s de vocês irão se identificar com ele! Tirei nota 4.0 na Prova de Matemática e tá rolando CASTIGO aqui em casa. Minha mãe é muito "boazinha" agora, quando resolve não ser, sai de baixo! 
Confesso que alguns fatores influenciaram nessa nota baixa... colégio novo, matérias novas que eu ainda não conhecia e também os vícios (iphone e computador), sempre que eu tô estudando vem aquela mensagem no whatsapp ou no facebook, sem contar os e-mails. Não adianta, estudar com esses aparelhos por perto não dá! Acabei me "ferrando" no colégio. Quando cheguei ontem em casa com a prova na mão foi "puxão de orelha" na certa. O pior é ter que pedir pra mãe assinar a prova! (Socorro!) E não foi só isso não... meu iphone foi confiscado por tempo indeterminado (m-o-r-r-i!), e os horários todos reajustados (menos tempo no computador e na frente da TV) UFA! 
Isso sem contar na saída de campo que teria esse final de semana com a turma do colégio que eu ía e agora não vou mais. SNIF! Já chorei "litros" e até tentei: - Mais mãããeee, eu já paguei e eles não devolvem o dinheiro! Deixa eu ir, vai? - A resposta dela foi: NÃO!
Me contem como é com a mãe de vocês... eu não tiro as razões da minha mãe. Ontem tivemos mais uma daquelas loooongaaaas conversas entre mãe e filha e ela explicou que a única coisa que eu faço é estudar, então preciso ser mais atenta aos estudos para poder ter um futuro melhor, eu sei que é pro meu BEM!
O Blog também toma muito o meu tempo, por isso vou tentar ajustar as coisas por aqui. Se eu diminuir o número de postagens saibam que foi por uma boa causa: ESTUDOS! Vou tentar dar conta das tarefas e do estudo e programar alguns posts e responder os e-mails. Só sei de uma coisa: o estudo tem que vir em primeiro lugar! Pode parecer CHATO agora, mais é lá na frente que tudo vai fazer sentido!
Pensando nisso fiz algumas pesquisas na internet pra tentar ajudar quem também está passando pela mesma essa situação que eu. Seja qual for o motivo, vamos melhorar as notas? 

O mais IMPORTANTE: Peça a ajuda dos seus pais. Não tenha vergonha de falar sobre as dificuldades que está encontrando. Eles podem te ajudar muito!:

http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/conteudo.phtml?id=1242633
Rotina
Ajudar os alunos a encontrar a melhor forma de estudar em casa é uma preocupação constante da coordenadora pedagógica Silvana Fortaleza, do Colégio Decisivo. “Todo início de bimestre fazemos uma atividade sobre como desenvolver o próprio método de estudo, no qual mostramos as diferenças entre estudar uma disciplina e outra”, conta.
Para Silvana, o estabelecimento de uma rotina é essencial. Nela devem constar um horário dedicado exclusivamente ao estudo e um ambiente preparado para a leitura – elementos que fazem grande diferença, inclusive, para a disposição do aluno durante as aulas. “Quando o estudante adquire o hábito de anotar suas dúvidas enquanto estuda em casa para pedir explicação na sala de aula, o envolvimento com a matéria é muito melhor”, diz.
Reforço
A fim de fortalecer as tentativas de recuperação, a maioria das escolas oferece o chamado reforço escolar no contraturno das aulas. Em geral, professores elaboram explicações e exercícios que tratam pontualmente dos temas nos quais os alunos têm mostrado maior dificuldade. Nas escolas particulares, ao informar-se sobre essa possibilidade.

Se você tem aquele amigo ou amiga que é "fera" na matéria chama pra estudar com você (sem nada que tire a atenção de vocês por perto), estudar junto com alguém é sempre mais legal ;o)
Gostaram das dicas?
Beijos de quem agora precisa ESTUDAR MUITO para recuperar a nota!


  • Compartilhe:

Você também pode gostar

9 Comentários

  1. Oi Ana! Tudo bom? Enfim, nas notas, nunca fui boa em Algebra, Geometria, Fisica ou qualquer outra matéria de matemática. Mas minha mãe é super tranquila, nunca brigou comigo por conta de nota, pois eu fico muito sozinha e estudo bastante para as provas, e acabo tendo dúvidas mal resolvidas, o que facilita os meus 4/5,00 :c (e ela percebe).
    Eu confesso que não estudo tanto como devia, mas minha mãe nunca tirou meu celular e nema quantidade de mexer no computador, porque uso muito pouco, e sei que deveria até usar mais por conta do blog hahahaha.
    Mas adorei seu post, e as dicas ajudaram muito!
    Beijoss, saudades :D

    ResponderExcluir
  2. Super me identifiquei. Sempre tive dificuldade em matemática e geografia, mas isso se intensificou agora no ensino médio. E como eu passo muito tempo na internet/celular, não ajudou né D: aí já viu, tirei notas baixas nas primeiras provas. Agora tô dedicando mais tempo p estudar que nem uma condenada, pra passar pelo menos com 6 ou 7 :'( me deseje sorte, Lia! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oh Ana! Ano passado aconteceu a mesma coisa comigo, mudei de escola (e de estado tb), as matérias eram bem diferentes sem falar das novas, química, física e biologia. Tirem alguns notas baixas, mas depois q eu me acostumei com a escola e com os novos horários de estudo, minhas notas foram ficando cada vez mais alta. Eu sempre estudo com minhas amigas, cada uma de nós é boa em uma matéria q a outra é ruim, isso ajuda mt, mas a gente estuda num cômodo e nosso celulares ficam em outro, kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo tem seu calcanhar de Aquiles e o meu sempre foi a matemática. Me formei no ensino médio sabendo de forma muito mediana a matéria porque nos meus 11-12 anos eu tive dúvidas e não as tirava direito. Durante esse período base da matemática é muito importante reforçar os conteúdos para não ser que nem eu agora: tendo que aprender tudo no pré-vestibular a 3 meses da prova! E as matérias que dependem da matemática, como química e física, se tornam muito mais difíceis de entender. Está certa: bola pra frente pra estudar!
    Meus pais nunca foram muito rudes comigo, eu sempre me cobrei demais e eles tinham pena HAHAHA

    www.balburdia-interna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. OI Ana LIa,bem minha mãe e meu pai são até legais comigo,mas quando eu tiro uma nota vermelha,a mãe vai logo falando que eu sou preguiçosa,que eu nao estudo e etc,etc,etc, e depois de ela falar tudo isso eu vou pro meu quarto e fico com a maior cara de tacho,me sentindo meio culpada(pra voce ter uma ideia,eu estudo em um dos melhores colégios aqui da cidade,a mensalidade é cara pra burro,é 638 *_*) e fico procurando erro na prova.recentemente eu tbm tirei uma nota vermelha numa discusiva de ciências, a nota foi 6,75(na minha escola a média é 7) e depois da reclamação é me esforçar mais pra não bombar nessa matéria no trimestre.Mas sempre tem um motivo,confesso que toda hora vinha um whatssap,confesso que eu não entendia certas coisas,confesso que não entendia direito umas questões da prova.Mas as notas vermelhas servem pra que a gente supere isso,pra isso não voltar a acontecer,porquê isso influencia no futuro,se formos bons alunos vamos poder escolher a profissão que a gente quiser!Eu queria muito trabalha em design.E você Ana Lia,o que você quer ser quando crescer???
    Beijo da Gabi :D

    ResponderExcluir
  6. Super me indentifico com você. Minha mãe também fala que a unica coisa que eu faço é estudar. Ela ja confiscou meu celular e o computador pra mim. Ja tirei nota baixa em matemática também !!! Então me indentifico com você!
    Bjs adorei seu blog

    ResponderExcluir
  7. Confesso, já estou a 3 meses sem celular por causa disso ;-;

    ResponderExcluir
  8. Aconteceu a mesma coisa comigo! Tirei notas baixas,e não foram só uma,foram mais! Meu pai não aceita notas baixas ele também diz que a única coisa que eu deveria fazer era estudar,vou confessar também que nesse bimestre eu não liguei pra nada! Mas vou tentar me esforçar no próximo! Meu pai me deixou de castigo,pegou meu celular,fora que ele falou um monte pra mim,e não deixou eu ir pros rolês!Não tiro a razão dele! Mas fazer oque!:(

    ResponderExcluir
  9. Não chego a ficar de castigo em casa nem nada quando vou mal à alguma prova... Meus pais são super tranquilos para com relação à isso. Mas eu devo admitir que tenho um problema bem pessoal: Dedico-me ao extremo para tal matéria. Quando recebo minha nota, estou quase beirando à média! Devo dizer que isso me chateia muito. Alguém sabe o que fazer para tentar reverter essa situação? Ou sabe o motivo de isso acontecer? ;-;

    ResponderExcluir